Chacal no Desterro 2015

23/11/2015 16:03

PPGLit, NELIC e NEBEN apresentam:

Chacal-Cartaz

CHACAL NO DESTERRO 2015

7 a 11 de dezembro/UFSC e OSítio

Rápido e rasteiro

vai ter uma festa

que eu vou dançar

até o sapato pedir pra parar.

aí eu paro, tiro o sapato

e danço o resto da vida

Como encerramento das atividades do ano no PPGLit, convidamos o poeta e performer Ricardo Chacal para uma sequência de “assaltos”, como ele gosta de chamar, desde que, nos anos 70, foi um dos pioneiros da geração mimeógrafo e membro ativo do grupo artístico-literário-editorial Nuvem Cigana. Para começar, na segunda-feira, dia 7, será exibido o documentário “Chacal: proibido fazer poesia” (24 min.; 2015), com direção de Rodrigo Lopes de Barros: ambos, Chacal e Rodrigo, falarão após a exibição do filme, na sala Machado de Assis (4º andar do bloco B do CCE), a partir das 19h30.

Nos dias seguintes, às 14 horas, Chacal vai ensaiar-oficinar uma performance poética com professores e alunos voluntários, em sala cedida para este fim pelo curso de Artes Cênicas da UFSC. A apresentação final ocorre na sexta 11, às 11h30, no Varandão do CCE (o hall térreo do bloco A). Na quinta-feira, dia 10, à noite, o filme voltará a ser exibido, também com a presença do poeta e do diretor, no centro cultural OSítio, na Lagoa da Conceição, onde Chacal ficará hospedado.

dia 7, 19h30, filme e falas: Chacal e Rodrigo Lopes de Barros

Sala Machado de Assis, CCE, bl. B, 4º andar

dia 8, 14h, ensaio peça-performance: Chacal e alunos

dia 9, 14 horas, ensaio peça-performance: Chacal e alunos

dia 10, 14h, ensaio geral peça-performance: Chacal e alunos

dia 10, 19h, filme e falas: Chacal e Rodrigo Lopes de Barros

OSítio, Lagoa da Conceição

dia 11, 11h30, peça-performance: Chacal e alunos

Varandão CCE

Promoção compartilhada:

Programa de Pós-Graduação em Literatura UFSC

Núcleo de Estudos Literários e Culturais (NELIC)

Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN)

Apoio luxuoso:

OSítio – Arte, Educação & Coworking /ositio.com.br/

CHACAL

Ricardo de Carvalho Duarte (Chacal) é poeta, escritor, performer e produtor cultural. Tem 14 livros publicados, entre eles Belvedere (Cosacnaify e 7 Letras / Prêmio APCA 2008)). Tem parcerias musicais com nomes da MPB e do Rock como Blitz, Lulu Santos, Barão Vermelho, 14 Bis, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Moraes Moreira entre outros. Em 2004 recebeu o Prêmio URBANIDADE 94 do Instituto de Arquitetos do Brasil, pelo seu trabalho à frente do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000, que dirige desde 1990. Em teatro, participou como autor nas peças Aquela Coisa Toda, do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e Tontas Coisas, direção de Jaqueline Lawrence. Atuou no espetáculo “A vida é curta pra ser pequena”, direção de Cristina Flores, criado a partir de seu livro homônimo de poemas. Em 2012, publica o livro de poemas Murundum (Cia das Letras). Em 2013 participa da Feira do Livro de Frankfurt, onde apresenta seu monólogo autobiográfico, Uma História à Margem, com direção de Alex Cassal, baseado no livro de memórias do mesmo nome, lançado pala 7 Letras, em 2010. Em abril de 2014, participa da Brazil Week, na Universidade de Harvard, dando oficina, palestra e apresentando também “Uma História à Margem”. Em maio de 2015, estréia como autor e ator, do monólogo ”XXV”, sobre os 25 anos do CEP 20.000.

Rodrigo Lopes de Barros

Rodrigo Lopes de Barros trabalha como professor de literatura latino-americana na Universidade de Boston, EUA. Trabalhou como professor visitante convidado de literatura brasileira em Harvard. Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade de São Paulo com bolsa FAPESP. Dirigiu o curta-metragem “O Corpo” (2012), seleção oficial no Festival de Cinema de Oaxaca e vencedor do prêmio de melhor curta-metragem estrangeiro no Festival de Cinema Underground de Las Vegas (PollyGrind).