Em memória de Zahidé Muzart

29/10/2015 10:15

Faleceu nesta quarta-feira, 28 de outubro, a Professora Zahidé Lupinacci Muzart, pioneira nos estudos sobre mulher e literatura no Brasil, fundadora do GT “A mulher na Literatura” da Anpoll, e uma das principais responsáveis pela criação do Curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

Suas palavras, que encontramos no artigo de sua autoria, “Pedantes e bas-bleus: história de uma pesquisa”, explicam o início de um percurso intelectual que deixa marcas inapagáveis em nossa Universidade e na cultura do país:

No começo dos anos 80, no intuito de ministrar um curso sobre a presença da mulher na literatura brasileira, desejando incluir escritoras do século XIX, tive a grande surpresa de descobrir a quase total ausência da mulher nas histórias da literatura brasileira. Seria crível que as senhoras brasileiras não tivessem deixado uma linha escrita? Nem um conto, um pequeno poema, um soneto, um acróstico? E do que tivessem, porventura, escrito, nada guardaria algum interesse que merecesse o registro? Esta, a origem da pesquisa (…)“[1]

Assim teve início um dos mais marcantes trabalhos de pesquisa que conhecemos na área dos estudos sobre mulheres e literatura. De sua inquietação intelectual, da vivacidade e paixão que sempre colocou em tudo que realizou, resultaram os três volumes da decisiva antologia Escritoras Brasileira do século XIX. Resultou, também, a criação da Editora Mulheres, dedicada à divulgação de autoras até então desconhecidas do público leitor brasileiro. Incansável em seu trabalho, e sempre solidária e generosa com todos, Zahidé reuniu grandes equipes de pesquisadoras em suas publicações, divulgou incontáveis escritoras e investigadoras, orientou inúmeras pesquisas de mestrado e doutorado, compartilhou saberes, emprestou, doou, enfim, entregou-se àquilo em que acreditava e a todas/os que tiveram a sorte de cruzar seu caminho.

Nos anos 90, juntamente com suas colegas da UFSC, idealizou e tornou realidade o Encontro Fazendo Gênero, que iniciou modestamente no CCE, sob sua coordenação, e desenvolveu-se ao longo dos últimos 20 anos, tornando-se um reconhecido evento internacional, de que Zahidé sempre participou, como uma de suas organizadoras. Além disso, atuou no Instituto de Estudos de Gênero, de que foi coordenadora, e como editora da Revista Estudos Feministas.

De uma intelectual desta importância, de uma colega de tamanho significado acadêmico, político, afetivo, é tarefa difícil resumir em um breve texto seu legado e o sentido que sua vida teve para cada um de nós. Fica a certeza de que a dor que hoje sentimos se transformará em gratidão e alegria, por termos vivido o privilégio de contar com sua presença entre nós.

Zahidé Muzart

[1] MUZART, Zahidé L. (org.). Escritoras brasileiras do século XIX. 2.ed.rev. Florianópolis: Mulheres; Santa Cruz do Sul: EdUnisc, 2000. Vol. 1. p. 17.

Texto escrito em memória da Professora Zahidé Muzart pela Professora do PPGLit Simone P. Schmidt.