II Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução

14/10/2014 14:51

O Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC sediará, de 28 a 30 de outubro, o II Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução: “The II International Symposium of Genetic Criticism and Translation”. O evento pretende promover numa perspectiva teórica, histórica e prática a crítica genética aplicada aos estudos da tradução divulgando as pesquisas dos inúmeros núcleos brasileiros e internacionais que lidam com acervos de tradutores ou de autores traduzidos, ou que estão desenvolvendo projetos de pesquisa inovadores e caracterizados pela reflexão crítica sobre processos de criação no âmbito da tradução. Estarão presentes geneticistas e pesquisadores das Universidades de Antwerpen, de Leuvan, da Bahia, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para confrontar suas pesquisas numa troca verdadeira que possa ir além dos encontros formais de um evento acadêmico internacional.

O Simpósio será estruturado em conferências, mesas-redondas e minicursos, para favorecer o encontro de pesquisadores de várias áreas e procedências e para que tanto alunos quanto professores possam aproveitar as especificidades desses estudiosos e conhecer mais aprofundadamente seu trabalho. “O relevante interesse pelos estudos do processo tradutório no paradigma contemporâneo dos estudos sistêmicos torna esse evento um momento fundamental de troca de experiências e discussões acerca dos rumos da crítica genética aplicada à tradução não somente no Brasil mas na Europa. A crítica genética brasileira de fato tem se destacado nas últimas décadas no cenário internacional por uma ampliação dos seus âmbitos de reflexão, pesquisa e aplicação. Cabe ressaltar o trabalho do Núcleo de Estudos dos Processos Criativos (Nuproc) na divulgação tanto em território nacional quanto internacional de pesquisas nesse âmbito ao longo dos últimos anos”, observa o professor Sergio Romanelli, organizador do encontro e presidente do NUPROC e da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG).

Mais informações, programação e inscrições no site: http://www.simposio.apcg.com.br/index.html